top of page

Filtro de Mangas: Linha completa de equipamento com a melhor solução

Atualizado: 15 de set. de 2022


 


 

Utilizados para captação a seco de materiais particulados nos mais diversos processos produtivos. Os Filtros de Mangas apresentam operações contínuas e limpezas automáticas das mangas.

Possuem mangas filtrantes com dimensões padronizadas, fixadas por aço mola ou abraçadeiras, gaiolas com venturis de última geração incorporados, mangas com 1.200 a 5.200 mm de comprimento. Podem trabalhar com cargas de pó de até 2.300 g/m3 e temperaturas de até 260°C.

Os particulados a serem filtrados, conduzidos pelo fluxo de gases de exaustão, são forçados a passar pelas mangas filtrantes. Desta forma, estes particulados ficam retidos na parte externa das mangas filtrantes e os gases já limpos, uma vez no interior das mangas passam para o plenum através dos venturis e daí para o ventilador de sucção.

Durante a filtração, o particulado coletado na parte externa das mangas, vai produzindo uma redução de sua porosidade e, portanto, faz-se necessária a limpeza das mangas filtrantes.


O processo de limpeza das mangas por jato de ar comprimido é feito automaticamente comandado por um timer eletrônico e/ou microprocessado. A cada sinal do timer é acionado um ou mais conjuntos de válvulas solenólides/diafragmas, que permitem a admissão do ar comprimido nos tubos de sopragem, os quais possuem furos centralizados com os Venturis/Mangas, para permitir os jatos de ar, que com o ar induzido pelo efeito venturi, formam frentes de ondas de choque que percorrem todo o comprimento das mangas, efetuando a limpeza pelo efeito gerado de rápido sacudimento da superfície das mangas.

Todos os Filtros Delta Ducon possuem defletor no bocal de entrada dos gases sujos, que direciona a maior carga de pó para o fundo da moega e elemento de descarga. Os defletores são selecionados de acordo com as características de cada aplicação e evita efetivamente o desgaste por abrasão dos elementos filtrantes. O pó coletado das mangas é desprendido das mesmas no processo de limpeza é descarregado da moega através de dispositivo de selagem e descarga (Rosca Transportador, Válvula Rotativa, Dupla Basculante, etc.)


 

Tipos de Filtros

Top Removel (TR) Caracteriza-se pela não utilização de moega para captação do particulado. O Filtro é diretamente instalado no ponto a ser despoeirado e o pó coletado retorna no processo. Aplicação típica em topos de silos e transferências de correias (pontuais). O pó coletado deve formar uma torta ao redor das mangas filtrantes e só aí deve ser limpa a manga, com este procedimento quando da limpeza não temos a queda de pó, mas sim desta torta. Disponível nos modelos: (S) e (R).

Side Removel (SR)

Caracteriza-se pela retirada das mangas filtrantes pela lateral do Filtro, através de uma porta de acesso. A fixação das mangas obrigatoriamente é por abraçadeiras. Disponível nos modelos: (S) e (R).

Limpeza Off-Line Caracteriza-se pelo isolamento da entrada de gases sujos e da saída dos gases limpos no Compartimento que está sendo limpo. Com esta característica a eficiência de limpeza das mangas filtrantes é otimizada, pois não temos o contra fluxo dos gases e particulados de baixa densidade aparente e granulometrias, conseguem ser descarregados do Filtro de Mangas. Outra particularidade deste tipo de Filtro é que o mesmo não precisa parar para manutenção, pois a mesma pode ser executada com uma câmara parada, porém com as outras em funcionamento. Normalmente aplicado para processos onde o particulado a ser filtrado é de baixa densidade e extremamente fino, tais como óxido de ferro, nitrocelulose, negro de fumo, etc. Disponível nos modelos: (S) e (J). Moega Extendida Caracteriza-se pela entrada dos gases pela lateral superior da caixa de mangas do Filtro. Esta configuração de entrada por toda a lateral do Filtro de Mangas permite uma velocidade bem baixa, acarretando a decantação do pó para a Rosca Extratora e somente os finos chegando às mangas filtrantes. É provido de um Duto de Entrada que promove a perfeita equalização e distribuição do fluxo por toda a lateral do Filtro, evitando sobrecargas e caminhos preferenciais. Tem aplicação em Processos com alta carga de pó, acima de 250 gramas/Nm³. Disponível nos modelos: (S) e (J). Bin Vent (BV)

Caracteriza-se pela não utilização de moega para captação do particulado. O Filtro é diretamente instalado no ponto a ser despoeirado e o pó coletado retorna no processo. Aplicação típica em topos de silos e transferências de correias (pontuais). O pó coletado deve formar uma torta ao redor das mangas filtrantes e só aí deve ser limpa a manga, com este procedimento quando da limpeza não temos a queda de pó, mas sim desta torta. Disponível nos modelos: (S) e (R). Walking Plenum (WP)

Caracteriza-se pelo total enclausuramento do plenum de saída dos gases limpos, permitindo que o homem de manutenção fique totalmente protegido das intempéries. Possui portas de acesso com movimento pivotante com vedação estanque, iluminação, passadiço interno e plataforma de manutenção com corrimão para acesso às válvulas solenóides/diafragmas. Tem como principal aplicação localizações onde as condições meteorológicas não favorecem ao homem de manutenção. Disponível nos modelos: (S) e (J).


Cassete

Caracteriza-se pela possibilidade de retirada do conjunto de mangas filtrantes fixadas no espelho como um módulo. Tem como aplicação principal as indústrias de pigmentos, onde a troca de cor do pigmento necessita a total limpeza dos componentes da planta, desta forma o cassete de mangas é retirado, estocado enquanto entra outro com a nova cor à ser produzida. A Prova de Explosão (PE)

Caracteriza-se pela construção adequada à ondas de pressão pré-determinadas em estudos de laboratórios realizados pela Mikropul, para diversos tipos de materiais e cargas de pó. Estes testes permitem a Delta Ducon especificar a estrutura suficiente e necessária do Filtro de Mangas adequado ao material manuseado. Dispomos de dois tipos de dispositivos de alívio de explosão, um destrutível através de membranas de ruptura e outro não destrutível com porta trava mola calibrada. Nossos estudos para Filtros de Mangas para materiais explosivos atendem às normas NFPA 6.

 

Modelos de Filtros


Square - S

Modelo padronizado com moega tronco piramidal, configuração quadrada com descarga do pó por Válvula sem rosca transportadora. Quantidade de mangas desde 16 até 500 mangas. Pode ter retirada das mangas pelo topo (top removal) ou pela lateral (side removal). Circular - R

Modelo padronizado, configuração circular, com aplicação principal para produtos com características explosivas (utilizado em pressões até 1 kg/cm² ou maiores) e de aderência, pois a ausência de cantos evita acúmulo de materiais.


Ciclônico - W Modelo padronizado com configuração tipo ciclo-filtro, permitindo trabalhar com particulados extremamente difíceis de captação. A entrada dos gases sujos é tangencial, promovendo o efeito de ciclonagem, facilitando a decantação de pós com baixas densidades e granulometrias. Temos nesta linha de Ciclo-Filtros a linha padronizada para Filtros à prova de explosão, onde a entrada dos gases sujos não tem contato com os dispositivos de alívio de explosão. Retangular - J

Modelo padronizado com configuração retangular, descarga do pó por rosca transportadora e válvula de selagem e descarga. Quantidade de mangas desde 500 até 2400 mangas filtrantes.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sobressalentes

Características A Delta Ducon possui um departamento exclusivo para atender à demanda por sobressalentes para os equipamentos de nossa linha de fabricação. ​ A aquisição de peças de reposição originai

Instrumentos Microprocessados

Detector de particulados modelo RP01 + Medidor de particulados DM1 O Detector de Particulados é uma sonda que inserida no fluxo de gases após o Filtro de Mangas, quando da passagem de particulados, pe

Duconlite

Características O Sistema de inspeção e vazamentos desenvolvido pela DUCON propicia redução drástica no tempo de manutenção em Filtros de Mangas. Além de diminuir o tempo de manutenção, principalmente

Comments


bottom of page