top of page

Transporte Pneumático: conheça mais sobre essa solução!


 


 

Fase Densa

Sistemas de transporte em fase densa utilizam pressões relativamente altas (acima de 15 PSIG) e baixo volume de ar, proporcionando a transferência de materiais sólidos (pó ou granular) em baixa velocidade através de uma tubulação. Em um ciclo típico, o vaso transportador está cheio, as válvulas de entrada e respiros fecham, o sistema é pressurizado, o material flui para dentro da tubulação de transporte até o destino.

 

Fase Densa com Assistência de Linha

Caracteriza-se pela utilização de uma linha de ar comprimido que pilota a pressão da linha de transporte e outra linha com ar auxiliar para o transporte. Sendo assim temos três linhas distintas para execução do transporte:

  • Linha de Transporte: tem por finalidade transportar o material

  • Linha Piloto: é interligada à linha de transporte e tem por finalidade manter a pressão de transporte constante.

  • Linha de Assistência de Ar: recebe informação da linha piloto e através da válvula diafragma libera ar adicional para a linha de transporte.


 

Fase Densa com Válvula Rotativa

Sistemas de fase densa com válvula rotativa utilizam pressões relativamente altas (acima de 15 PSIG) e baixo volume de ar para transferência de materiais (pó ou granular) através de tubulação com baixa velocidade. Este sistema é tipicamente utilizado em aplicações continuas não abrasiva, onde o espaço é limitado ou quando a degradação do produto é importante.O conceito utiliza uma válvula rotativa especial para alta pressão para introdução do material na linha de transporte, enquanto o exclusivo Sistema de Gerenciamento de Gás controla o fluxo de ar mantendo uma ótima relação ar/material. Novamente, a confiabilidade e eficiência do sistema podem ser aumentadas com instalação de injetores de ar “Air Assist” ao longo da linha de transporte.


 

Fase Diluída

Sistemas de transporte pneumático em fase diluída utilizam baixa pressão e alto volume de gás para transferir materiais sólidos (pó ou granular)através de uma tubulação em um estado aerado. Estes sistemas, positivo ou negativo, utilizam tipicamente, um soprador de deslocamento positivo (abaixo de 15 PSIG) para fornecimento de energia requerida. Com este conceito de projeto o sistema opera com altas velocidades para o material, sendo utilizado para uma grande variedade de aplicações. Sistemas de fase diluída são mais frequentes utilizados para aqueles materiais que são não abrasivos, não frágeis de baixa densidade (Tipicamente menor que 60 pcf).


 

MiniJet

O transporte pneumático “Minijet” é concebido para movimentação de pó e produtos fluidizáveis. É um sistema de transporte simples, confiável, econômico e de pequena dimensão. Não requer o certificado NR para reservatório de pressão. Devido sua pequena dimensão é ideal para instalações abaixo de filtros, estações de ensacamento, moegas rasga sacos e tremonhas, acompanhados de painel elétrico para controle do sistema. Na versão “Minijet Plus” para transporte de longa distancia, utiliza-se sistema com “Air Assist” posicionados ao longo da tubulação de transporte.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page